Por Renato Lima
O CADERNO INCUCA destaca nesta edição o Professor Paulo Aquino por suas ações e seus projetos de valorização da Educação através da arte.
. A educação exige amor segundo Paulo Freire um dos maiores especialista em educação do Brasil.
Pelas terras de Ypitanga ao longo dos tempos deparamos com Professor Paulo Aquino formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), fundador do Movimento de Apoio e Respeito a Vida (MARV) e atual Secretário de Educação de Lauro de Freitas.
Diante de possibilidades Pedagógicas buscando o melhoramento intelectual, a visão do professor é de transformação do indivíduo com o lúdico, com a cultura que enriquece e amplia opiniões variadas do cidadão dentro do seu convívio, dando oportunidade de escolhas e poder de decisões importantes para o desenvolvimento pessoal e de uma sociedade justa.
Como Secretário fundou o EDUCART em Itinga que busca movimentar a cultura dando prioridade aos jovens alunos da rede pública do Bairro onde o índice de talento é forte e atuante, a instituição é voltada de belezas artísticas, com oficinas de teatro, curso de Dança, oficina de violão e Artes Plásticas, o criador visa à ampliação de outros núcleos, como em Portão, Vida Nova e futuramente no Centro.
Nesta inquietude motivada pelos seus ideais o Professor, mobiliza e promove o Caldeirão artístico, que é uma mistura das ações culturais da secretaria de Educaçã.No Caldeirão aconteceu um mostrão de coisas lindas, maravilhosas que os educadores e alunos exibiramv com maestria e desenvoltura.
Nosso convidado deste mês intitulado como o tal cara, em suas ações múltiplas nos surpreende com sua usina de idéias encantadora. Não é que o próprio lançará a cartilha “ Minha Escola tem História” Este mesmo Participou da Renovação do Estatuto do Magistério - Que Garante Melhoria e condições de Carreira do Professor.
Foi ele com toda sua sensibilidade que provocou no dia 14 de Outubro uma sessão especial na câmara de vereadores para relembrar a época da Ditadura e sua anistia. Esse Momento histórico na história de Ipitanga contou com a presença do ex-governador Valdir Pires, e outros personagens dessa época. No evento o Grupo de Teatro do Marv fez uma intervenção teatral carregado de poesia,, ousadia, irreverência com a participação da cantora Sandra Ribeiro que cantou a “Canção da Despedida” nada mais nada menos que a capela - emocionando toda a plenária inclusive o Secretário e seus Ilustres convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário